É CADA VEZ MAIS COMUM PEDALAR EM SÃO PAULO

A cada dia que passa, a cidade cosmopolita vê um aumento de ciclistas na rua.

Leia também:

Conheça São Francisco Xavier

Cuidado para não se tornar mais um obeso

Uma boa dica para quem busca alcançar a longevidade é praticar atividade física. A correria do dia a dia às vezes complica nesse objetivo.

De qualquer maneira, vale a pena pensar em deixar a preguiça de lado e começar a fazer uma caminhada ou uma boa pedalada até o seu trabalho, por exemplo.

Divido com você alguns locais que a cidade de São Paulo oferece aos ciclistas. Para efeito de curiosidade, hoje, de acordo com a Companhia de Engenharia e Trânsito (CET), existem 498,3 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 468 km de ciclovias e ciclofaixas e 30,3 km de ciclorrotas. E tudo indica que os números aumentarão ainda mais.

Se você busca, antes de mais nada se habituar a pedalar, comece aos domingos. Sim, os parques contam com a companhia da natureza e te incentivará.

Experimente percorrer a Ciclofaixa de Lazer –  funciona das 7h às 16h, para transitar de bicicleta entre os parques Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral s/n – Vila Mariana), do Povo (Avenida Henrique Chamma, 420 – Chácara Itaim) e Villa-Lobos (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros). O trajeto entre os endereços tem 13 km de extensão.

Se gostar da experiência, você pode repetir durante a semana. Siga, por exemplo do Parque do Povo até o Parque Villa-Lobos (e vice-versa) por meio da ciclovia do Rio Pinheiros, que possui banheiros, bebedouros e segurança em um trajeto totalmente plano.

O Centro também é uma ótima pedida. Já pensou fazer um programa de aproximadamente 6 horas? É mais ou menos esse tempo que levará para   conhecer o Parque da Luz, o Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473 – Centro), a Galeria do Rock (Avenida São João, 439 – República), a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República), o Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo), o Vale do Anhangabaú, o Mosteiro de São Bento (Largo de São Bento, 48 – Centro), o Pateo do Collegio, o CCBB SPCentro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro), o Prédio da Prefeitura (Viaduto do Chá, 15 – Centro), o Largo São Francisco, a Catedral da Sé e, por fim, comer as delícias e olhar os artesanatos da feirinha da Liberdade (Praça da Liberdade).

Uma outra ótima ideia para pedalar em São Paulo, é pela Avenida Paulista. São quase 6 km de extensão (ida e volta) passando por vários pontos turísticos importantes da cidade.

Entre as atrações estão os museus e centos culturais Instituto Moreira Sales, (Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista), MASP (Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista), Centro Cultural FIESP (Avenida Paulista, 1313), Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista), Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119 – Bela Vista), Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – Paraíso) e Japan House (Avenida Paulista, 52 – Bela Vista) . Aproveite para conhecer também os parques Mário Covas e Trianon.

Vale lembrar que aos domingos, a avenida fica fechada para carros.

Na zona norte também tem lugar legal para passear de bicicleta. A ciclovia da avenida Cruzeiro do Sul parte da Avenida General Ataliba Leonel, ao lado do Parque da Juventude e tem pouco mais de 650 metros.

No trajeto, além de conhecer os encantos do Parque da Juventude, com a Biblioteca São Paulo, as pistas de skate, quadras e natureza, faça uma pausa no Sesc Santana (Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo) e olhe com cuidado para o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), com graffitis localizados na extensão da Avenida Cruzeiro do Sul, ao longo das estações Tietê, Carandiru e Santana, nos pilares de sustentação do metrô.

E talvez você ainda não saiba, mas o tradicional Minhocão – via expressa que liga a zona oeste ao centro de SP, fica fechada para a circulação de carros aos finais de semana.

Lá você pode andar de bike, correr, caminhar e até andar de skate e carrinho de rolimã.

Gostou? Então divulgue e vamos alcançar a longevidade de maneira saudável.

Até a próxima!!

Author

Write A Comment