A obesidade é uma realidade cada vez maior na população brasileira e tem como ser evitada.

Leia também:

Alcance a felicidade com atividade física

Convivendo melhor com pessoas mais velhas

Uma pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, nos mostra que um em cada cinco (18,9%) brasileiros são obesos e mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) está com excesso de peso.

Por outro lado, a preocupação em buscar a longevidade, cuidar do corpo e da mente também aumentou na população. Hoje em dia é mais comum ver pessoas de diversas idades consumindo frutas e verduras e abrindo mão de bebidas com açúcares em excesso, como é o caso dos refrigerantes.

Outro importante fator que teve um aumento foi o da atividade física – 24,1% (de 2009 a 2017). Pessoas aos poucos deixam a desculpa de lado e movimentam o corpo nem que seja por no período de até 30′.

Podemos dizer então que se alimentar bem e praticar atividades físicas colaboram para seguir com uma vida mais saudável. E se você acha isso besteira é bom saber que nos últimos dez anos, o número de pessoas que sofrem com a obesidade entre as faixas de idade de 18 a 24 anos teve um crescimento de 110%. Esse número é quase o dobro do comparado ao aumento em todas as faixas etárias (60%).

Já nas faixas de 25 a 34 anos o aumento foi de 69,0%; de 35 a 44 anos (23,0%); 45 a 54 anos (14,0%); de 55 a 64 anos (16,0%). Na classe dos chamados idosos, pessoas acima de 65 anos, o crescimento foi de 2,0%.

E não é somente a obesidade que aumentou. O excesso de peso também. Um número preocupante – 56% e em todas as faixas etárias: De 25 a 34 anos (33,0%); de 35 a 44 anos (25,0%); 45 a 54 anos (12,0%); de 55 a 64 anos (8,0%). Nos idosos acima de 65 anos, o aumento foi de 14%, assim, os números nos mostram que 54% da população brasileira sofre com excesso de peso.

A obesidade e o excesso de peso é considerado, após análise do Índice de Massa Corporal (IMC).
É importante se provocar e não perder o foco de se cuidar. Virar uma pessoa obesa ou estar acima do peso resulta em doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Cuide de sua vida com amor e atenção. Programe-se para aprender a ter uma rotina de alimentação saudável, prática esportiva, noites de sono e outras formas de qualidade de vida.

O seu coração, a sua família, amigos e sua saúde agradecem.

Até a próxima!!

Author

Write A Comment