O mau humor causa doenças e afasta as pessoas
Leia também:
Alguns cuidados para manter a sua voz saudável
É muito comum ouvir de pessoas de nosso convívio que devemos ter paciência. Claro, é mais fácil olhar para o outro do que para nós mesmos.
O fato é que a paciência é uma virtude que deve sim ser trabalhada em excesso, mesmo sabendo que nem sempre será possível e muito menos comum darmos aquela estressada.
Todo mundo teve ou tem aquele estado de mau humor, seja quando acorda, durante o dia e pior, que faz questão de conviver assim.
Esse é o X da questão – se esse estado for algo permanente, pode ter certeza que o indivíduo está doente. Essa doença se chama distimia.
De acordo com os psiquiatras, a distimia vai além do mau humor, entra na questão da depressão de quadro leve e crônica se for um caso de pelo menos dois anos em adultos.
Então vale a pena prestar atenção – Se sentir que está em uma fase depressiva, esse será o estado de seu humor. Já nas crianças e adolescentes, o humor deprimido pode dar lugar à irritabilidade, com duração mínima de 1 ano.
Confira os outros sintomas da distimia:
– apetite diminuído ou em excesso
– baixa energia ou fadiga
– dificuldade de concentração, indecisão e desesperança
– baixa autoestima
– insônia ou muito sono
Se atente a esses sintomas e perceba como está a sua vida pessoal, escolar ou profissional. Se entender que seu humo interfere nas relações pessoais, procure um especialista no assunto.
A distimia também é conhecida como mau humor crônico e tem cura – Tratamento através de sessões de psicoterapia ou de psicanálise e antidepressivos.
Agora calma, não se precipite. De repente os sintomas que você têm atualmente sejam apenas de mau humor comum. Desta maneira, você consegue tratar da seguinte maneira:
Durma bem
Está mais do que provado que dormir oito horas é essencial para controlar o estresse e o seu humor. Basta analisar como você fica quando dorme pouco ou muito. Pouco a chance de estresse é maior. Muito, a sensação de bem-estar se faz presente.
Pratique atividades físicas
As atividades físicas ajudam e muito na melhora do humor. Suar faz bem para a saúde e previne doenças, sejam elas físicas ou mentais.
Fabricar as endorfinas trazem sensações de otimismo e satisfação. O exercício também faz o corpo reduzir a atividade de hormônios como adrenalina e cortisol, que promovem sentimentos de ansiedade e tensão.
Melhore a sua alimentação
Alimentar-se bem e com critério também colabora para o bom humor. Faça o teste. Se permita mudar a sua dieta.
O seu organismo vai agradecer e a depressão passará longe de sua vida.
Busque o que te dá prazer
Ficar somente atento as suas tarefas diárias, esquecer da família, amigos e de momentos de relaxamento como ler, viajar, ir aos parques, shows, cinema, etc vai te adoecer.
Se dê um tempo no dia – 30’ a 1 hora que seja, ajudará e muito.
E sim, se entender que está com um comportamento diferente do que gostaria, busque ajuda de um profissional. Solte aquilo que te incomoda e viva plenamente.
Até a próxima!!