E hoje é comemorado o dia do Radialista

Leia também:

A importância de pedalar em família

A importância da saúde bucal

Para celebrar a data, nada melhor do que passar dicas de como preservar a voz, seja você um profissional que a usa como instrumento de trabalho ou porque não consegue ficar sem falar.

Ora, eu desconheço alguém que não curta soltar a voz para se comunicar ou expressar suas ideias e sentimentos.

Pode acreditar e se tiver dúvida, pergunte ou consulte o profissional de fonoaudiologia. A voz, como o corpo e a mente precisam de exercícios para se manter forte e saudável.

Atente-se se você fica muito rouco, senti dores, dificuldade para falar e se está sempre com coceira na garganta.

Aqui vão alguns recursos que podem te ajudar a viver com a voz em dia.

Anote:

Como frutas, mas dê preferência para a maçã.

Essa fruta ajuda a limpar a garganta e ajuda a aliviar em momentos de crise e causa bem-estar.

Se você tem mania de fazer o famoso (han-han) é melhor parar. Tente evitar e se tiver crise de tossi, beba bastante água ou deglutir algumas vezes.

Valorize o bocejar sempre que der vontade, seja na hora de acordar ou durante o dia – Esse ato ajuda a relaxar a região do pescoço e dos ombros.

Se gosta de beber algo com álcool, faça com moderação – Pode acreditar, o álcool colabora para irritar as vias respiratórias e altera a qualidade da voz. Amortecer as pregas vocais é um risco, pois sem saber, você estará forçando para conseguir falar.

O mesmo serve para quem não vive sem o café – o teor de cafeína e a temperatura elevada do café desidratam as cordas vocais, podendo causar refluxo.

Evite falar sussurrando ou gritando – Isso pode causar a formação de nódulos, o famoso calo. Vale procurar um otorrinolaringologista e avaliar como anda suas pregas vocais.

Beba bastante água – O recomendado é consumir, pelo menos dois litros por dia, ou um copo de água a cada duas horas. Evite beber gelado.

O calor ajuda na necessidade de ligar e permanecer com ar condicionado ligado. Se possível, evite ficar muito tempo nessa companhia. Além de comprometer a respiração e ressecar o aparelho fonador, você pode ter problemas respiratórios.

Espero que tenha gostado e que comece a dar atenção a sua grande voz. Vamos juntos alcançar a longevidade.

Até a próxima!!

Kaspersky Password Manager

Crie uma senha forte para sua conta

Author

Write A Comment