Depressão é um mal do século e exige cuidados
Sim, depressão é uma doença muito perigosa e está presente em milhares de pessoas. Por mais que muitas das vezes, o indivíduo se recusa a aceitar o problema, vale se permitir conversar cm profissionais de saúde e buscar o equilíbrio.
Leia também:
Março amarelo é prova de amor ao seu animal
Pesquisa mostra que comer menos ajuda a viver mais
Normalmente o tratamento é feito com medicamentos e alguns fitoterápicos. O profissional saberá o que indicar, de acordo com a causa.
É importante que se diga que algumas mudanças de comportamento também colaboram para uma melhora. Controlar a ansiedade, que também é outra doença que está em evidência, adotar novos hábitos saudáveis, como meditação, atividades físicas, alimentação adequada, entre outras coisas que ajudam no bem-estar.
A alimentação pode ser um grave problema para a manutenção ou aumento da depressão – Por exemplo, os produtos como o açúcar podem ser prejudiciais e devem ser evitados – açúcar branco refinado é um deles. Ficar longe também de refrigerantes, sucos de frutas e xarope de milho também é fundamental.
Um dos motivos é que o açúcar contribui para o processo inflamatório do organismo e, consequentemente, também do cérebro. A inflamação cerebral pode chegar a 30% maior em pacientes com depressão.
Fora isso, aumentar o consumo desse ingrediente irá liberar insulina, o que resulta na queda rápida do açúcar do sangue.
Apresento algumas dicas de consumos para combater a depressão:
· Comer frutas ao invés de consumi-las em sucos.
· Troque a farinha branca pela integral ou a de castanha
· Evite molhos de salada e catchup, pois possuem aspartame ou xarope de milho
· Evite o consumo excessivo de bebida alcoólica
· Beber bastante água
· Evite molhos à base de soja, como shoyu
· Evite alimentos processados, principalmente os enlatados. Um estudo com 3 mil pessoas na Inglaterra mostrou que aqueles que consumiam mais enlatados tinham maior índice de depressão, se comparado com o menor risco nas pessoas que ingeriam mais ingredientes integrais
· Coma bastante grãos, cereais integrais, frutas, verduras, legumes, peixe, fibras
· Evite gorduras trans, como batata frita, nuggets, frango frito
· Produtos que são ricos em magnésio, complexo B, zinco e cobre, são importantes para produção de neurotransmissores (são componentes químicos cerebrais que transmitem sinais entre as células nervosas) e podem ajudar a evitar e melhorar depressão e ansiedade
· Coma queijo, frango, amendoim e castanha de caju, ervilha, ovo e leite
· Evite ao máximo os fast foods, as carnes vermelhas e processadas como salsicha, linguiças etc
· Prefira os alimentos gorduros como abacate, azeite, castanhas e peixes. Estas ajudam na depressão e no humor
Até a próxima!!