Começa hoje a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Leia também:
Coronavírus – O que fazer para sair do isolamento social
Raiva, um sentimento que prejudica mais do que ajuda
A primeira fase, iniciada no 23 de março, apenas pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde receberam a vacina contra o vírus influenza, desta vez, o público-alvo também englobará:
- Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População privada de liberdade, inclusive adolescentes
- Funcionários do sistema prisional
- Indígenas
- Doentes crônicos
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 15,6 milhões de brasileiros podem se beneficiar nessa fase a campanha. A principal mudança é a inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas.
Essa inclusão é devido ao coronavírus (Sars-CoV-2), uma vez, que o transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19. É importante ressaltar que a vacina da gripe não evita o coronavírus, porém, a injção impede o ataque do influenza e ajuda a evitar uma eventual infecção dupla de gripe e Sars-CoV-2, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa.
O Ministério da Saúde informou que até o momento, 90,66% dos idosos receberam sua dose — são 18,9 milhões de brasileiros acima dos 60 anos já imunizados. Também tomaram a vacina na rede pública 3,8 milhões de trabalhadores da saúde (75,5% desse grupo).
A meta do governo é a de que ao menos 90% de cada público-alvo seja vacinado. As pessoas mais velhas e os profissionais de saúde que seguem sem proteção contra a gripe podem se vacinar na segunda ou mesmo na terceira fase da campanha.
Um levantamento mostra que até o dia 6 de abril, foram registrados 853 casos de influenza, com 100 mortes.
Boa saúde para você e até a próxima!