O indivíduo usa o cérebro bem menos do que poderia.
É sabido que a busca para alcançar a longevidade exige realizar atividades físicas regulares, praticar novas terapias para se autoconhecer como o Yoga e seguir uma dieta equilibrada.
Leia também:
Saiba como eliminar as toxinas do corpo
O cacau é um alimento saudável e poderoso
Agora você também sabia que trabalha a mente, sobretudo o cérebro também colabora?
O cérebro, mesmo que você discorde é um órgão bem preguiçoso, afinal ele trabalha no piloto automático. Assim, vale a pena conhecer alguns exercícios que exigem o raciocínio.
Hoje divido com você uma grata surpresa que descobri – O chamado Método Supera, do fundador Antonio Carlos Guarini Perpétuo, 58 anos, que é engenheiro aeronáutico.
O método da empresa reúne seis ferramentas que estimulam o cérebro: Entre eles estão trabalho no ábaco e as atividades neuróbicas. É trabalhado também nas apostilas, exercícios cognitivos, jogos de tabuleiro, jogos online e dinâmicas em grupo.
De acordo com Perpétuo, todas elas colaboram no trabalho das funções cognitivas (memória, concentração, raciocínio e criatividade), socioemocionais (relacionamento inter e intrapessoal e autoestima) e éticas.
O método é voltado para todas as idades. A ideia é que desde cedo o indivíduo melhore sua performance na vida acadêmica, pessoal e profissional.
Ginástica para o cérebro: 10 atividades neuróbicas
Se você estiver se perguntando para que servem essas aeróbicas dos neurônios, a resposta é simples – Esses exercícios tornam o cérebro mais ágil e flexível e amplia as possibilidades na busca de novos caminhos.
Algumas modalidades de ginástica para o cérebro, como as neuróbicas incluem desde exercícios simples, as baseadas em situações diárias, até aos desafios mais complexos, que podem surgir no dia a dia.
Vamos experimentar algumas?
· Ande pela casa de trás para frente;
· Vista-se de olhos fechados;
· Use o relógio no pulso contrário ao habitual;
· Escove os dentes também com a mão contrária da de costume;
· Veja as horas num espelho;
· Troque o mouse de lado;
· Em vez de elaborar uma lista, experimente memorizar o que tem de comprar no supermercado;
· Faça um novo caminho para ir ao trabalho;
· Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra;
· Selecione uma frase de um livro e tente formar, com as mesmas palavras, uma frase diferente.
Conheça cinco atividades para o cérebro:
RESPOSTAS – Desafio 1: A regra que determina a sequência é a posição da letra C; a resposta correta é a alternativa C, marisco, pois é a única palavra na qual C é a sexta letra; Desafio 2: O casal tem 4 filhas e 3 filhos; Desafio 3: Você pode encher a caixa de buracos; Desafio 4: São 15 para as duas; Desafio 5: Cada grupo de três números somam 30.
Por seus resultados surpreendentes, a ginástica para o cérebro vem sendo considerada tão necessária para manter a saúde mental quanto as atividades físicas são para a saúde do corpo. “Sabe-se que, com a prática disciplinada e adequada, é possível, entre tantas outras coisas, tornar-se mais ágil, criativo e produtivo”, pontua Perpétuo.
Atualmente a Rede Supera (https://metodosupera.com.br/) possui mais de 9.500 alunos 50+ matriculados nas 350 unidades em todos os Estados brasileiros.
Até a próxima!!