O cacau é um antioxidante benéfico para a saúde

Leia também:

Dicas para evitar doenças no outono

Dia mundial da água merece atenção

Hoje é dia 26 de março e com a aproximação de mais uma Páscoa, a minha dica de hoje é para que você conheça os benefícios do Cacau e comece a adicioná-la em sua dieta.

Sim, muitos não imaginam o poder que tem essa pequena fruta.  E acredite, o cacau apresenta alta quantidade  de antioxidantes – esse um composto responsável em controlar os efeitos dos radicais livres em nosso organismo e que protege contra doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

É um dos alimentos funcionais mais importantes e conta com a presença de uma quantidade alta de vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides.  O cacau ajuda a manter cada vez mais vivo o seu coração,  o seu humor e colabora para o físico.

É bom que se diga que esses antioxidantes também estão presentes no vinho tinto e, que mesmo que comprovado que uma taça por dia ajuda na longevidade e melhora da saúde.

Às vezes é melhor evitar o consumo de álcool diário e se alimentar de uma fruta tão poderosa que pode apresentar até 12 vezes mais compostos do que a bebida.

A Páscoa normalmente é comemorada com muita comida gostosa e claro, chocolates de sobremesa. Se você não tem o costume, vale a pena tentar comer chocolates com o maior concentração de cacau – os chamados mais amargos.

Aproveite e experimente também adicionar a fruta nas suas receitas. Tenho certeza que você vai amar a experiência.

Deixo abaixo uma receita salgada e outra doce com o cacau sendo utilizado. Espero que goste e tenha cada vez mais uma saúde de ferro.

MACARRÃO DE ABOBRINHA COM PESTO DE CACAU

*Receita da Bela Gil

Ingredientes:
Macarrão

2 abobrinhas médias
2 colheres (sopa) de azeite
Sal marinho (a gosto)
Pesto de cacau
½ xicara de folhas de alfavaca
½ xicara de folhas de manjericão
1 dente de alho pequeno
1 punhado de cacau nibs
¼ xicara de nozes
4 colheres (sopa) de azeite
Suco de ½ limao
1 pitada de sal marinho

Modo de Preparo:
Macarrão

Com a ajuda de um fatiador de vegetais, corte as abobrinhas em formato de espaguete. Esquente o azeite numa panela e refogue o alho até dourar. Acrescente a abobrinha e refogue por 3 minutos ou até perder um pouco do volume. Adicione o sal e reserve.
Pesto de cacau
Bata todos os ingredientes (exceto o nibs de cacau) no liquidificador até virar uma pasta homogênea. Adicione o nibs de cacau e bata por 10 segundos para manter alguns grãos intactos e dar crocância ao molho.

Receita da Cacau Show:

Creme de Baroa com Castanhas brasileiras, Cogumelos e Brotos!

Rendimento: 2 porções.

Ingredientes:

120 g batata baroa
50 ml creme de leite fresco
30 g manteiga
70 ml de leite integral
1 unidade shitake pequeno
1 unidade portobelo pequeno
1 unidade champignon paris médio
2 bouquet pequeno shimeji 
1 unidade castanha de pequi
1 unidade castanha do pará
1 unidade castanha de caju
1/2 unidade castanha de baru
1 unidade Castanha de Cacau (Nibs de Cacau)
1/2 unidade biscoito belga de especiarias (Specullos)
10 ml aceto balsâmico envelhecido
1 g flor de sal
2 folhas ou talos de pelo menos 10 ervas frescas, flores e brotos diferentes.

Modo de preparo
Asse as batatas já descascadas em forno a vapor até que estejam bem macias. Ferva o leite, o creme de leite e a manteiga e coloque no processador junto com a batata, até formar um creme bem liso. Acerte o sal e reserve.

Asse as castanhas no forno, a 170°C, até que fiquem crocantes. Corte lâminas finas de cogumelos crus, exceto o shitake. Coloque 5g de manteiga em uma frigideira de ferro já aquecida e doure os cogumelos rapidamente. Reserve. 

Quebre o biscoito belga até formar uma farinha. 

Para montar o prato, primeiro coloque os cogumelos salteados, seguidos pelo shitake. Acrescente um pouco da farinha de biscoito, gotas de redução de balsâmico e flor de sal sobre os cogumelos. Coloque então as castanhas e o nibs, seguidos de brotos, ervas frescas e flores. 

Aqueça o creme e sirva.

BOLO DE CACAU SEM FARINHA

*Receita do Mundo Verde

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 ovos
1 xícara (chá) de biomassa de banana-verde
½ xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo (se preferir mais doce, adicione mais 1 colher (sopa)
3 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de coco ralado

Modo de Preparo: 
No liquidificador, bata o azeite e os ovos por 3 minutos e passe na peneira. Volte a bater essa mistura com a biomassa, o açúcar e o cacau e o coco ralado. Coloque em uma fôrma de bolo inglês antiaderente e untada e asse em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos.

Até a próxima!!

 

Author

Write A Comment