A correria do dia a dia pode ser mais leve e com qualidade.

A meditação é um aliado importante nessa busca da saúde mental.

Leia também:

Depressão pode ser combatida com alimentação

Bicicleta também é transporte em São Paulo

O Curtyndo + fala de longevidade e de novas experiências. Tive o privilégio de conversar com um dos sócios da empresa MindSelf, Alexandre Ayres sobre essa excepcional ferramenta.

A entrevista, você confere no “De carona com Curty”, na próxima 2ªfeira às 11h no canal do YouTube. Aguardo você.

Entre as coisas que a meditação colabora é o sono. Sim, é possível e necessário ter um sono mais saudável. Tentar dormir oito horas é o melhor dos mundos. Hoje escrevo sobre isso.

Se você tem receio de achar que não nasceu para fazer a meditação, seja porque é agitado ou porque não tem paciência para respirar e inspirar, prepare-se para mudar. Acredite, as meditações desenvolvem condições internas que te ajudam a relaxar as tensões do corpo, tirar os mais variados pensamentos e consequentemente te fazer ter uma bela noite de sono.

É bem verdade que muitas das técnicas que tem como objetivo te acalmar ou focar no comportamento da mente, cria mudanças fisiológicas semelhantes àquelas que acontecem no corpo durante as primeiras fases do sono. Entre eles, o pulso diminui, a pressão arterial cai e os hormônios do estresse se dissolvem.

Vale a pena não desistir de tentar aprender a se acalmar, relaxar e ter a meditação como um aliado ao invés de uma obrigação. Experimente começar com apenas alguns minutos antes de dormir. Aos poucos você chegará sem perceber a 15 ou 20 minutos por dia.

Te apresento dois tipos de meditação para te fazer dormir melhor:

Meditação Mindfulness

A prática da meditação mindfulness (atenção plena) não poderia ser mais simples: Basta estar em um local tranquilo. Daí é focar apenas na sua respiração. É provável que sua mente comece a te fazer lembrar dos problemas e obrigações. Tudo bem, você consegue acredite, retornar para o momento presente. Respire profundamente por 5 minutos e perceberá um estado de total relaxamento.

Vale ressaltar que nesse tipo de meditação, a sua atenção também deve estar voltada a seu corpo, no caso deitado na sua cama, uma vez que o objetivo é te fazer dormir. Valorize um colchão macio, assim como o travesseiro, pois ajudará e muito.

Confira um guia básico da prática de meditação mindfulness:

·         Deite-se confortavelmente em sua cama.

·         Durante um minuto procure relaxar e tentar liberar mentalmente a tensão de seus músculos.

·         Feche os olhos e concentre-se apenas na sua respiração.

·         Mantenha uma mão no abdômen e no peito

·         Respire devagar contando até cinco segundos, depois segure por mais cinco segundos e então solte o ar por mais cinco segundos.

·         Se a mente insistir em te fazer pensar em algo, comece o processo que dura m torno de 5 ou 10 minutos ou até que consiga adormecer.

Meditação de concentração

Nesta meditação a sua atenção deverá ser focada em algo. Por exemplo, dizer “eu agradeço por mais um dia”.

Dicas para a meditação de concentração:

·         Encontre uma posição confortável, relaxe todos os músculos do corpo.

·         Tente respirar um pouco mais profundo do que o normal.

·   Um tipo de concentração pode ser imaginar um círculo branco com um contorno preto.  O importante é você não ficar excitado sim relaxado.

Espero que seu sono melhore a partir dessa experiência.

Até a próxima!!

Author

Write A Comment