A solidão é um péssimo aliado para quem busca uma longevidade saudável.
Leia Também
Mickey te aguarda em shopping de São Paulo
A depressão está cada vez mais presente na sociedade
Ficar sozinho às vezes é bom e faz bem para refletir no que ocorre com nossa vida, porém ter isso como uma rotina, é algo que poderá trazer consequências ruins para o corpo e a mente no decorrer dos anos.
É bem verdade que existem os que defendem a máxima do “antes só do que mal acompanhado”. E sim, a maioria defende que estar ao lado de amigos é o que vale a pena.
A vida proporciona essa experiência de várias maneiras – amigos de infância, amigos de estudos, amigos que se conheceram em viagens, no trabalho, por acaso e por aí vai.
Eu prefiro viver a máxima de que “quem tem amigo, nunca está sozinho”. É claro que deve se ter muito cuidado em saber quem realmente merece a chancela de ser chamado ou escolhido como amigo. Como tudo na vida existem as decepções.
De qualquer maneira, insisto que vale viver experiências e cultivar cada vez mais o círculo de contatos.
Confira algumas dessas vantagens:
Corpo mais resistente a problemas de saúde
Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, identificaram que as pessoas que vivem sozinhas ao longo da vida são mais inseguras, sofrem de depressão, insônias e com o estresse.
Já o Journal of the American Medical Association, traça a relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer. Então bora viver em comunidade.
Sentimentos divididos
Dividir experiências, pensamentos e comportamentos são fundamentais para uma longevidade feliz. Ter pessoas ao lado que se possa compartilhar segredos, opiniões e empatia é um privilégio que deve ser valorizado.
Rir para curar
É sabido que a risada ajuda a melhorar tudo em nosso organismo. Rir dos erros, das besteiras, enfim, se possível de tudo traz a felicidade para si e para quem está perto.
Alegria como reforça um estudo da Universidade de Califórnia e de Harvard, nos EUA, contagia. E isso é multiplicador: Otimismo e generosidade traz para perto pessoas que buscam o mesmo comportamento.
Amizade contribui para a longevidade
Ter amigos por perto aumenta em 50% a chance de você viver mais. Quem afirma são os pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA. Foi constatado que as pessoas que se isolam da sociedade prejudicam a sua caminhada para a vida longa, é como se fumassem todos os dias, fossem alcoólatras ou obesos.
O coração agradece
Amar ao próximo contagia e acelera os batimentos cardíacos. Pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas têm menos chance de serem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.
Então, bora manter a amizade em dia e aproveitar os benefícios para alcançar a longevidade de maneira mais saudável e feliz.
Até a próxima!!