Confira alguns dos principais erros de quem deseja começar uma dieta
Leia também:
Carboidrato: A importância de tê-lo em sua dieta
1. Eliminar totalmente os carboidratos
É importante manter os carboidratos em suas refeições. Radicalizar não é o melhor caminho. Desta maneira, uma redução já ajuda na perda de peso.
Você pode mudar o tipo de carboidrato – Experimente a substituição do arroz branco pelo integral, acrescente na dieta, a quinoa, batata doce, em sopas, saladas ou ensopados.
1. Comer muitas nozes e sementes
Lembre-se que apesar de saudáveis, alimentos altamente nutritivos são ricos em calorias. Por isso, fique atento ao tamanho das porções de nozes, sementes, óleos, frutas e abacates ingeridos.
Embora esses alimentos ofereçam uma boa fonte de nutrientes, eles também adicionam calorias e não representam benefício adicional.
Desta maneira, se você já está seguindo uma dieta balanceada, com outros alimentos saudáveis e nutritivos, mantenha-se firme.
2. Aprenda a fazer lanches saudáveis
Engana-se quem pensa que comer pouco durante o dia é a melhor solução para emagrecer.
O corpo precisa de nutrientes em um período de 3 a 4 horas. Uma das alternativas durante a tarde é o consumo de lanches, e não o sanduíche, assim, evite os gordurosos e passe longe dos fast-foods.
Confira a dica de um lanche saudável: Acrescente ovos cozidos, tomate, cereais oleoginosos, iogurte natural, atum e até fatias de peito de peru.
3. Evite paranoias
Claro que vale a pena se pesar semanalmente. Saber se está dentro de seu peso, se sua alimentação, aliada as atividades físicas estão dando resultado.
Evite entrar em paranoia, caso não tenha chegado ao objetivo. As coisas levam tempo e cada organismo responde de um jeito.
4. Dose bem as gorduras na sua alimentação
Mesmo que esse mal chamado gordura não seja totalmente a responsável pelo aumento do peso, suas calorias devem ser consideradas, uma vez que possui mais que as proteínas e os carboidratos.
Claro que as dietas devem ter também a gordura incluída, porém as consideradas saudáveis como por exemplo, as presentes nos peixes, nozes, abacates e óleos como o azeite extra-virgem e coco.
Assim, você não correrá o risco de engordar demasiadamente.
5. Siga a risca
Evite fazer uma dieta de qualquer maneira. Busque alguma que você realmente conseguirá cumprir. Após alcançar o objetivo, evite o efeito “gangorra”.
Cuidado com dietas que possam te causar falta de nutrientes. E lembre-se, alie isso a uma atividade física regular.
6. Faça você mesmo
Aprenda a cozinhar você mesmo a dieta que melhor te atenda. Evite muito açúcar e sal.
Carne ou peixe grelhado (aromatizado com especiarias ou misturas de especiarias) com legumes e uma porção opcional de carboidratos, como quinoa, arroz ou batata-doce.
Combine uma salada com proteína (aves, camarão ou atum enlatado), legumes adicionais, gorduras saudáveis (nozes, sementes ou abacate) e conserva de legumes.
Valorize também os legumes em conserva ou cozidos com carboidratos, assim como a quinoa, arroz integral ou macarrão de trigo.
Boa saúde e bom apetite!