15ª edição da Virada Cultural agrada têm para todos os gostos
São Paulo deve parar no festival 24 horas que será realizado nos dias 18 e 19 de maio.
Leia também:
Série Black Mirror é motivo de debate em São Paulo
Vingadores: Fãs conferem exposição em São Paulo
Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, A Virada Cultural terá nesta edição mais atrações e pontos da história do evento.
E olha que tem para todos os gostos. A programação musical terá o filho caçula de Fela Kuti, Seun Kuti & Egypt 80 com participação de IZA e Ofertório, com Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso.
Para os que curtem os sons do momento, é certo que artistas como Anitta, Pabllo Vittar, Aline Barros, Naiara Azevedo, Lucas Lucco, Anavitoria, Rincon Sapiência + ÀTTØØXXÁ, Ludmilla, Maria Rita, Criolo, Vitor Kley, Emicida, Karol Conká, Grande Encontro (Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo), Preta Gil, Nação Zumbi, É O Tchan, Jojô Todynho, Céu+ Tropkillaz, Angela Ro Rô, Baco Exu do Blues, Demônios da Garoa, Sepultura e Moraes Moreira, agradarão.
Desfrute também do programa de música nas sacadas, no qual contará com opções de música brasileira, rock, ópera e serestas.
Outras atrações
Itamar Assumpção será celebrado pelos seus 70 anos. Haverá apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, da Jazz Sinfônica e de Hamilton de Holanda.
O teatro também faz parte do evento. Por exemplo, a atriz Andréa Beltrão interpreta “Antígona”, no Theatro Municipal, e a mostra de teatros independentes oferece espetáculos como “Roda Viva”, no Teatro Oficina; “Jardim das Cerejeiras”, do Grupo Tapa, e “A Alma Imoral”, monólogo com a atriz Clarice Miskier.
Gosta de dança? Aqui vão algumas opções: a bailarina Morena Nascimento apresenta-se com o músico Benjamin Taubkin (Patteo do Collegio); a Cásper Líbero será o palco para as comissões de frente acompanhadas das baterias de escola de samba desfilarem.
Você também pode participar da Batalha do Passinho (VX de Novembro. Também tem o palco aéreo de circo da Cia.K, além de cortejos como Ilu Oba de Min com o Ilê Ayê; Tarado ni Você e Casa Comigo.
Novidades
Uma das novidades da 15ª edição será a integração do corredor aberto da Paulista – com atrações 24h em instituições como IMS, Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp – e das quadras de Escolas de Samba ao roteiro do evento.
O evento ocupará pela primeira vez, todas as 32 subprefeituras da cidade, com mais de 1200 atividades gratuitas distribuídas em mais de 250 pontos, centralizados e descentralizados, espalhados por toda São Paulo.
A expectativa é de que 5 milhões de pessoas participem do evento que também terá um palco dedicado à música sertaneja, música cristã, e uma programação de gastronomia de todas as edições juntas.
Infantil
Para a criançada serão mais de 180 atrações, com destaque para os shows de Palavra Cantada, Grupo Tri e a banda Cidadão Instigado fazendo a trilha ao vivo do filme “Mágico de Óz”. Terá também desenhos clássicos da Disney, na Camara Municipal; além de música clássica para crianças com a Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil com intervenções de palhaços.
Gastronomia
Serão oito praças gastronômicas espalhadas pelo centro da cidade, com mais de 70 operações. Somam-se à programação das praças, mais de 100 pontos de trucks (food ou beer) e tendas espalhados nas proximidades dos palcos centrais.
20 restaurantes e bares tradicionais do Centro com programação estendida noite adentro, como Como La Casserole, A Casa de Porco, Barouche, Orfeu, Casa da Mortadela, Bar da Dona Onça, Esther Rooftop, Ponto Chic, Ramona e Drosophyla Bar também marcarão presença.
Transmissão ao vivo e inclusão
Outra novidade desta edição é a transmissão ao vivo do evento para todo o Brasil pela Spcine Play e a ação, nessa dimensão, do programa Cultura Inclusiva, uma parceria entre a SMC e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que leva tradução em Libras a 23 palcos e 71 espetáculos.
Infraestrutura para receber o público
Este ano, a produção envolverá o trabalho de mais de 4 mil pessoas, entre elas:
· 1.500 seguranças particulares, além do efetivo da PM e da GCM;
· 630 bombeiros;
· 150 técnicos de som e operadores de mesa;
· 150 técnicos de iluminação;
A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Para eventuais ocorrências médicas e de urgência, nove postos de ambulatório fixos ficarão localizados em pontos estratégicos. Além disso, 87 diárias de ambulâncias de remoção para atender o público serão complementadas pela mobilização de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis, por dia.
O total da equipe nos postos médicos é de cerca de 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, e, nas unidades móveis, de 150 pessoas;
Para completar, cerca de 90 colaboradores da SPTuris, que trabalham na preparação do evento.
Itens de produção:
· 80 totens com sinalização e programação;
· 1.052 banheiros químicos (incluindo banheiros PNE) estarão espalhados e localizados em 61 bolsões de serviços sanitários (57 no Centro). Esses bolsões sanitários ficarão em grandes espaços abertos para que sejam facilmente localizados pelo público (como, por exemplo, próximo aos grandes palcos), o que, ao mesmo tempo, facilitará a manutenção. As equipes de limpeza também ficarão nesses locais, assim como caminhões de esgotamento e água.
Curtiu? Então confira toda a programação nesse link e curta a cidade com a família, amigos, namorada, namorado e com quem mais quiser.
Até a próxima!!