Vale a pena conhecer o espaço e a história da cavalaria de São Paulo

Você conhece a origem da Polícia Militar de São Paulo? Pois é, tudo começou em 1831, quando o Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar e outros membros, em sessão ordinária teve autorização do Governo, na época no Rio de Janeiro, a criar um Corpo de Guardas Municipais voluntários, a pé e a cavalo, bem como propor os vencimentos.

Leia também:

Talento: O Curtyndomais quer conhecer o seu 

Cerveja é tema em cursos gratuitos da Ambev

O resto da história com detalhes, você confere neste link .

Agora, eu vou descrever a experiência que tive a oportunidade de vivenciar no local.

Quem me acompanhou na jornada foi um dos seguidores do canal no Instagram, o professor do Enemex, Willian Tamashiro.

Para quem está do lado de fora na Rua Jorge Miranda, 238, no bairro da Luz, dificilmente imagina a dimensão que é o Regimento da Cavalaria da PM de São Paulo.

Além da presença de muitos militares, em diversas áreas como por exemplo, ferradoria, veterinária, escritórios e por aí vai, o espaço tem áreas de estudos e desenvolvimento de novos militares.

O ambiente é muito interessante. A estrutura física para cuidar dos animais é fantástica.

O local que existe desde 11 de outubro de 1892 é bem conservado e transmite uma energia de séculos.  Ele fica atrás do prédio da Rota.

Lá pude saber mais sobre como funciona o efetivo que vai às ruas, a quantidade de cavalos disponíveis para as operações, os locais em que vivem.

Um dos serviços prestados no local é a Equoterapia. Falamos da importância do convívio dos animais com as crianças com algum tipo de deficiência.

Na área veterinária, uma curiosidade – Os cavalos sofrem demais com problemas no estômago, intestino, devido a ingestão de destroços e alimentos impróprios.

Desta forma, precisam passar na maioria dos casos por cirurgias para retirar verdadeiras “pedras” do organismo, como pode ser visto na foto ao lado.

No Museu, uma grata surpresa

O Capitão Vasconcelos, nosso anfitrião, explicou de forma sensacional, a história do Regimento, a importância francesa no país, curiosidades, entre outras coisas.

Vasconcelos também falou das mudanças no governo Getúlio Vargas, a evolução dos armamentos, trajes, educação, entre outros pontos.

Pude saber mais a fundo sobre a Revolução de 32, as suas curiosidades, feitos, lembranças e o que perdura até os dias atuais.

Passeio Gratuito

Vale a pena levar as crianças, os netos, a família em geral. Um momento bacana para curtir em família e se alongar, desde que tenha disponibilidade.

Na mesma rua, você poderá conhecer o museu da Polícia Militar de SP. Outro passeio de graça e interessante.

Espero que possa conhecer. E se tiver algum local que queira uma companhia, conte comigo. Será um prazer curtyr um momento com você seguidor.

Até a próxima!

 

Author

Write A Comment