Confira algumas dicas para incentivar uma criança a aprender andar de bicicleta

Leia também:

O Brasil joga e você viaja com desconto

Banco oferece desconto para aluguel de bicicleta na Copa

A prática esportiva é fundamental para alcançarmos à longevidade. Seja uma caminhada, uma corrida, natação, dança, o que importa é encontrar algo que te mantenha feliz, incentivado e em família.

Desta maneira, poder ensinar os mais novos , desde cedo a ter essa cultura esportiva é fundamental e pode ser mais fácil do que se imagina.

Uma das coisas gostosas da vida é saber andar de bicicleta. Poder se conectar com outras pessoas, curtir em família e cuidar da saúde se divertindo é demais, não é mesmo? E será que você que já sabe andar de bicicleta, saberia ensinar seu filho ou neto, caso já seja avó ou avô?

Então, vamos lá. Essa experiência pode ser bem interessante para você , principalmente se levar à risca o ditado ” que quem aprende a andar de bicicleta, nunca esquece”.  Algumas dicas podem ajudar a desenvolver essa técnica com mais precisão e menos pressão. Confira:

Qual a melhor bicicleta

Esse primeiro passo é de extrema importância. Saber escolher a “magrela” para o iniciante. E olha que considero nessa etapa, as crianças de até 5 anos. Compre as chamadas bicicletas de aprendizado. Elas não possuem pedais e nem as rodinhas extras, ou seja, a criança dirige com os pés apoiados no chão e após conseguir encontrar o equilíbrio que lhe dê segurança, passa-se então para as bicicletas de rodinhas.

Toda calma é pouca

A paciência é a um ponto importante no aprendizado. Cada criança tem o seu tempo e deve ser respeitado. A espera para andar pode chegar até um a dois anos. O que vale é saber esperar e comemorar junto.

Equipamentos

A roupa e os acessórios também devem ser levados em consideração. É recomendado andar de tênis, roupas leves, capacete, cotoveleiras e joelheiras. Sim, no começo ou até na fase adulta, o aprendiz irá cair e se estiver protegido, poderá levantar e voltar a andar.

 

Locais apropriados

É preferível optar por trajetos planos. Subidas e descidas podem dificultar as crianças a encontrar o equilíbrio sobre as duas rodas. Também recomenda-se priorizar espaços sem obstáculos. Parques são alternativas certeiras e a dica é deixar a criança andar em espaços abertos e perceber o próprio corpo. Os país podem segurar na parte de trás do banco para guiar a bicicleta, mas com a criança livre para andar.

Incentivo

Assim que você que é papai, mamãe, avó, avô, tio ou tia, ter a certeza e a confiança de que seu “aluno” está no momento certo de pedalar sozinho, essa é a hora de incentivar a fazê-lo. Muitos ensinam a criança soltando a mão da parte de trás sem avisar. Sinceramente não faça isso sem avisar a criança. Ela precisa saber que naquela hora é ele com a bicicleta e se sofrer uma queda porque sentiu que houve uma falta de cumplicidade, esse trauma pode custar caro.

Conexão

Aprendeu a andar, ótimo? Ainda não está 100%, tudo bem. O que vale é saber a melhor hora de sair por aí em família, amigos, novas pessoas da cidade, parques, entre outros locais e se divertir. Uma tarde pedalando em família é bem legal para fortalecer os laços.

Veja na sua cidade, alguns locais para andar de bicicleta com as crianças. Um lugar monitorado, seguro e que o faça entender a relação família, esporte e saúde caminhando juntos.

Até a próxima!!

Author

Write A Comment