O consumidor se prepara para a Black Friday

Um dos momentos mais esperados se aproxima e com ele a ansiedade de fazer boas compras a atenção para não cair em furadas.

Leia também:

Cérebro – Os benefícios de se ter uma mente mais positiva

 

Assim como nos anos anteriores, o Procon-SP desenvolveu uma campanha com o objetivo de orientar principalmente os consumistas.

Abaixo, listo algumas dicas para quem deseja comprar com vantagens e evitar problemas:

  1. Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviçoque precisa ou deseja e estipule um limite de gasto. A ideia aqui é que seja evitado gastos excessivos e desnecessários.

Vale também pesquisar os preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços, antes de finalizar qualquer compra.

  1. Confira o prazo de entrega e busque se informar antecipadamente sobre a política de troca da empresa. Isso colabora para evitar dores de cabeç com a compra.
  2. O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. Vá direto à página oficial das lojas, de preferência digitando o endereço do site.
  3. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
  4. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
  5. Em caso de compras realizadas em sites, após escolher o produto ou serviço, lembre-se de verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
  6. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Boas compras e até a próxima!!

Author

Write A Comment