Você consegue trabalhar bem o seu cérebro?

Uma vida mais equilibrada colabora para você e suas relações

Os estudos mostram que as pessoas pessimistas, ansiosas e neuróticas tendem a guardar informações desnecessárias no cérebro. Essas também normalmente ficam mais tempo com remorsos. Se você tem esse perfil, calma, porque agora te apresento uma boa notícia: Você pode treinar o seu cérebro para se tornar mais calmo e otimista.

Leia também:

Vacina é testada contra o câncer de mama

Vinho: Uma bebida que faz bem para a saúde

É sempre importante ressaltar também que a busca constante de uma vida mais leve melhora o seu bem-estar e o de quem convive com você. Estudos científicos mostram que as pessoas pessimistas vivem, em média, sete anos e meio a menos do que os otimistas. Então? ale ou não a pensa pensar positivamente?

Você sabia que tudo que ocorre no cérebro influencia diretamente no corpo. Por exemplo, um problema de saúde, sendo tratado e levado com emoções positivas consegue fazer com que o sistema imunológico melhore e que a depressão seja diminuída.

Até mesmo diante de uma doença fisicamente incurável, quando se trabalha o pensamento e os sentimentos positivos a qualidade de vida melhora.

É bom que se diga também que nem sempre é possível ser otimista para ser saudável e feliz. é normal e comum passarmos por situações que desencadeiam sentimentos negativos mesmo na pessoa mais esperançosa do mundo. Quem não tem de vez em quando medo, preocupação, tristeza e raiva? E acredite, esses sentimentos também devem ser vividos, afinal guardar ou mascarar algo também faz mal à saúde.

Todos podem aprender a ver as coisas de maneira mais positiva com algumas práticas que promovem o otimismo. Abaixo, apresento algumas delas:

  • Coloque um sorriso no rosto e reconheça um lado ou um evento positivo na sua vida todos os dias
  • Pense sobre o momento positivo desse dia e o registre na sua mente
  • Preste atenção em você mesmo e se concentre no aqui e no agora, ao invés de se ligar ao passado ou ao futuro
  • Ao se concentrar por 10 a 20 minutos, o corpo se acalma e nós prestamos mais atenção no que acontece conosco e com o nosso entorno. Deixe os pensamentos irem e virem na mente e sem ficar remoendo cada um
  • Estabeleça objetivos alcançáveis e avalie sempre o seu progresso
  • Pratique atos de gentileza diariamente, por menores que sejam. O bem atrai o bem
  • Agradeça sempre. Isso não tem a ver com religião, mas com a força de um bom pensamento
  • Identifique uma qualidade pessoal sua e perceba como faz uso dela

Texto baseado , após pesquisa: Encontrei *Fernando Gomes – neurocirurgião, neurocientista, chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e autor do livro O Cérebro Ninja

Até à próxima!!

Author

Write A Comment