O AVC é umas das maiores causas de mortes no Brasil

Existem dois tipos de AVC – o isquêmico e o hemorrágico

Leia também:

Os sexalescentes do século XXI

Sálvia é uma erva que ajuda a combater doenças

Você conhece ou já ouviu falar do AVC? Pois bem, o Acidente Vascular Cerebral é caracterizado pela obstrução total ou rompimento dos vasos sanguíneos do sistema nervoso.

É inclusive um dos principais responsáveis a deixar as pessoas sem condições de certas tarefas e capacitação no dia a dia.

No Brasil é sem dúvida uma das maiores causas de morte, chegando ao impressionante número de fazer com que cerca de 70% dos pacientes que não morrem sofrerem com as sequelas.

Existem dois tipos de AVC – O isquêmico e o hemorrágico. No primeiro que também é conhecido como derrame, ocorre quando há uma obstrução arterial que impede a chegada de sangue e, portanto, oxigênio a diferentes regiões do cérebro, causando a morte dos neurônios.

Já o do tipo hemorrágico é caracterizado pela hemorragia resultante da ruptura de um vaso no cérebro e causado, principalmente, por pressão alta e distúrbios que fragilizam as artérias cerebrais e do encéfalo.

Sintomas de um AVC

O AVC em muitos casos deixa sequelas e nem sempre sabemos quais são elas. De acordo com Carlos Bosco Marx, neurologista do Hospital Sepaco, entre os sinais mais comuns e precoces de AVC estão:

  • Fraqueza ou formigamento na face
  • Fraqueza ou formigamento no braço ou na perna e em um lado do corpo
  • Confusão mental
  • Alteração da fala ou compreensão da linguagem
  • Alterações visuais (perda súbita/escurecimento visual)
  • Alteração do equilíbrio
  • Perda de coordenação motora
  • Tonturas
  • Dor de cabeça súbita e intensa, sem causa aparente

O paciente que por acaso sinta qualquer um desses sintomas, deve anotar o horário em que começaram e procurar imediatamente ajuda médica

O atendimento rápido é primordial, uma vez que é possível utilizar um medicamento para dissolver o coágulo que obstrui a artéria cerebral causadora dos sinais, o que resulta na boa recuperação neurológica com baixo índice de sequelas.

Como evitar um AVC

É claro que nem sempre seguir alguns cuidados é certeza de evitar um AVC, só que por que não fazer a nossa parte?

Os fatores de risco estão presentes na doença vascular periférica, doenças cardíacas, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, colesterol alto, uso de anticoncepcionais, álcool e drogas ilícitas.

Por isso vale se atentar se você faz bem esse controle. Pense nisso e a longevidade agradece.

Até a próxima!

Author

Write A Comment