Depressão é uma doença que aumenta mais a cada dia

Uma maneira de tratamento é procurar ajuda ao invés de se isolar no problema

Leia também:

Vacina que “cura” HIV tem resultado positivo em teste humano

Depressão pode ser combatida com alimentação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Assim, fica menos complicado entender porque o transtorno é considerado a maior causa de suicídios no planeta.

O pior de tudo isso é que muitos que possuem a doença não sabem. Uma dessas razões, segundo Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) é a dificuldade de relacionar a doença com os sintomas da depressão, que podem ser:

·         Apatia

·         Falta de motivação

·         Medos que antes não existiam

·         Dificuldade de concentração

·         Perda ou aumento de apetite

·         Alto grau de pessimismo

·         Indecisão

·         Insegurança

·         Insônia

·         Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas

·         Sensação de vazio

·         Irritabilidade

·         Raciocínio mais lento

·         Esquecimento

·         Ansiedade

·         Angústia

O indivíduo também pode apresentar alguns sintomas físicos de depressão que os médicos não conseguem encontrar causas aparentes, como:

·         Dores de barriga

·         Má digestão

·         Azia

·         Constipação

·         Flatulência

·         Tensão na nuca e nos ombros

·         Dores de cabeça

·         Dores no corpo

·         Pressão no peito

Agora pasme.  O diagnóstico pode se tornar menos desafiador com um novo algoritmo, desenvolvido por pesquisadores do Canadá, capaz de detectar sinais de depressão no timbre de voz de uma pessoa.

Baseada em trabalhos científicos anteriores que indicam que o timbre de voz de um indivíduo pode trazer informações sobre seu humor, os estudiosos criaram uma metodologia que combina diferentes algoritmos para reconhecer, por meio de sinais acústicos, possíveis indícios de depressão.

Os pesquisadores esperam que com esse novo recurso, seja desenvolvida uma espécie de “teste caseiro de depressão”. O objetivo é transformar a descoberta em um aplicativo para celular que coletaria a voz da pessoa enquanto ela fala ao telefone e, rastreando os indicadores de humor, indicar sinais de uma possível depressão.

A depressão infelizmente não tem cura definitiva, porém pode ser tratada por meio de combinação de medicamentos e terapia e ter seus sintomas controlados, garantindo ao paciente uma vida livre de sintomas.

Até a próxima e cuide-se.

Author

Write A Comment