Dia 10 de julho é celebrado o dia da Pizza

E essa gostosura é não um vilão como muitos imaginam

Desde as tradicionais pizzas de mozzarella ou calabresa, as inventadas, as doces, enfim, em muitos ingredientes há  benefícios nutricionais para quem as consomem.

Leia também:

Alimentos construtores e seus benefícios

Alimentos orgânicos é pensar na longevidade

A invenção da data de comemoração começou em 1935, após a realização de um concurso de pizza, no qual foram escolhidas as 10 melhores. O término do concurso se deu no dia 10 de Julho, por isso a data.

Um dos ingredientes que se faz presente em quase todas as pizzas é o tomate. E você sabia que ele é rico em licopeno, substância relacionada à redução do risco de doenças cardiovasculares e dos cânceres de próstata, pulmão e estômago? O tomate também possui vitamina C e potássio.

Uma pizza é muito bem acompanhada de vinho. E caso você não beba nenhuma bebida alcoólica, tudo bem? Consuma uma pizza que contenha orégano. Essa erma aromática que está presente em outras deliciosas receitas italianas contém uma substância também encontrada nos vinhos – são os flavonoides. A iguaria também conta com substâncias associadas a uma ação de oxidante, antimicrobiana e bactericida. São os ácidos fenólicos, rosmarínico e caempferol.

Quem aí curte colocar azeite na pizza? Estudos mostram que ele reduz o risco de doenças cardiovasculares, um vez que diminui o colesterol e a pressão arterial, além de possuir substâncias antioxidantes e ser rica em ômega 9.

Soube dessa pesquisa abaixo e divido com você que procura evitar comer pizzas.

O Instituto Farmacológico de Milão, na Itália, acaba de divulgar uma pesquisa que associa a ingestão de pizza com a redução de risco de alguns tipos de câncer. O estudo foi divulgado pelo jornal La Reppublica e será publicado na revista International Journal of Câncer. A pesquisa foi feita com mais de oito mil italianos e os hábitos alimentares de 3.315 vítimas de tumor no aparelho digestivo e na garganta foram comparados com os de quase cinco mil pessoas que sofriam de outras doenças. Os resultados mostraram que quem come pizza uma ou várias vezes por semana tem 59% menos chance de adquirir câncer de esôfago do que quem não tem esse hábito. Além disso, o risco de se contrair tumor na boca e no cólon é 34% e 26% menor em quem consome pizza toda semana, respectivamente.

E o que você acha de viver uma experiência nova? Fazer a sua própria pizza. É uma delícia juntar amigos, a família e fazer uma disputa de qual sai mais gostosa. Confira nesse link alguns sabores e como preparar. Mão na massa e até a próxima!

http://www.gastromania.com.br/livro_receitas_result_busca.php?criterio=pizza&categoria=&tipo=&padrao=&button=Buscar

 

Author

Write A Comment