ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É COISA SÉRIA E FUNDAMENTAL

DENTRE OS EXISTENTES ESTÃO OS ALIMENTOS CONSTRUTORES

Leia também:

Alimentos orgânicos é pensar na longevidade

Saiba como eliminar as toxinas do organismo

E você sabe o que são esses alimentos? Os alimentos construtores são aqueles considerados boas fontes de proteínas. Entre eles estão as carnes, o leite e seus derivados, os ovos e as leguminosas.

Esses alimentos são responsáveis pela construção de novos tecidos no organismo e também na cicatrização da pele.

Pela sua importância a saúde, esse grupo de alimentos devem sempre fazer parte da alimentação diária, uma vez que o nosso organismo necessita de propriedades construtoras em todas as fases da vida.

Os alimentos construtores são ricos em proteínas  e fazem parte de alguns processos importantes no organismo ao longo da vida e a correta ingestão deve ser feita desde a gestação.

Entre as funções estão o crescimento e manutenção de cabelos, unhas, dentes e pele, proteção dos órgãos internos, formação de articulações e ligamentos, transporte de nutrientes e oxigênio são alguns papéis que a proteína desempenha no nosso corpo.

Desde a barriga da mãe é importante absorver esse grupo de alimentos. Assim, como na fase adulta, uma vez que é necessário repor as células, restaurar ou renovar tecidos, além de manter todos os sistemas funcionando.

O consumo de alimentos construtores durante a juventude e fase adulta colabora para manter ou ganhar massa magra e evitar a perda muscular durante o envelhecimento.

Os alimentos construtores também estão presentes nas opções vegetais. Vale mesmo é ter uma alimentação equilibrada com vitaminas e minerais.

Os alimentos construtores de origem vegetal são aqueles derivados da terra. São as leguminosas e as oleaginosas, que também são ricas em proteína. Entre eles estão:

·         Arroz integral;

·         Milho;

·         Quinoa.

·         Feijão, soja, ervilha, lentilha e grão-de-bico;

·         Castanha de caju, castanha do pará;

·         Amendoim, amêndoas, avelã e nozes;

Todos esses alimentos possuem fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, zinco e cálcio. São ótimos para manter uma alimentação saudável.

Para as pessoas vegetarianas ou veganas, é importante que exista um cuidado especial para repor os nutrientes construtores através das fontes de proteína vegetal.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível ter uma ingestão proteica completa sem o consumo de carne, leite e até ovos.

O que acontece é que os alimentos de origem animal possuem concentrações maiores de proteína do que os de origem vegetal.

Mas ao aumentar o consumo de vegetais que fazem parte dos alimentos construtores e combiná-los entre si (diversificando a alimentação), é possível suprir as necessidades de maneira simples.

Já os produtos de origem animal, como leite, carnes e ovos, são fontes proteicas. Muitas pessoas têm na rotina esses alimentos que são benéficos ao organismo.

Entre os alimentos construtores de origem animal estão:

·         Ovos;

·         Leite;

·         Iogurte;

·         Carne vermelha e branca;

·         Peixes, crustáceos e moluscos;

·         Queijos.

Preste atenção na sua alimentação e se mantenha saudável para alcançar a longevidade de forma plena.

Até a próxima!!

 

Author

Write A Comment