Combata o câncer com uma alimentação saudável

Leia Mais:

Longevidade: A importância de manter as amizades

O melhor remédio é ficar sem remédio

 É sabido que uma vida mais regrada, tanto física como mental é fundamental para vencer o temido câncer.

Entre seus diversos tipos, uns mais graves do que o outro merecem atenção especial.

A alimentação é fundamental para uma melhora e até vitória contra esse mal. Pesquisas recentes nos mostram isso. Muitos cânceres podem ser evitados se nos alimentarmos bem.

Deixo para você dicas de alguns nutrientes que merecem entrar na sua dieta.


Castanha-do-pará

Esse alimento contém a substância de nome selênio. Trata-se de um mineral que mantém a função da tiroide e das enzimas do fígado, além de combater radicais livres que podem causar o câncer.

De acordo com uma pesquisa feita na Nova Zelândia, o consumo de apenas uma castanha-do-pará por dia já é suficiente para manter o nível recomendado de selênio no organismo.

E atenção, não coma em excesso, ok? É preciso ter o equilíbrio, então evite o consumo excessivo de selênio. Os seus tecidos agradecem.

Alho

Se você busca um alimento que combate várias doenças, esse se chama alho. Além de possuir efeitos antibacterianos, antifúngicos e antiinflamatórios, também conta em suas propriedades com a vitamina C e selênio, manganês e vitamina B6, que têm efeito antioxidante.

Um estudo realizado com mulheres no estado de Iowa, nos Estados Unidos, sugeriu o consumo frequente de alho a um risco 50% menor de câncer de cólon.

Já na China, um outro estudo mostrou que o seu consumo reduziu os riscos de câncer de esôfago e estômago. Então, bora comer alho.

Uva

Uma taça de vinho por dia ou simplesmente consumir a casca da uva ou outras frutas na cor roxo e vermelho-escuro é capaz de inibir a formação de tumores no fígado, estômago, mamas e no sistema linfático.

O motivo é simples – eles são ricos em resveratrol – substância que é capaz de diminuir o crescimento do tumor e é até de eliminar as células cancerosas por si só.

No Brasil, cientistas demonstraram que a associação entre resveratrol e quimioterapia potencializam o tratamento e ele é estudado como possível alternativa para tratamento de tumores que não respondem às terapias convencionais.

Goiaba

A goiaba vermelha é rica em substâncias que têm se mostrado benéficas contra o câncer, os carotenoides.

Essa substância também está presente em quase todos os legumes e frutas amarelos, laranjas e vermelhos.

Eles ajudam na prevenção do câncer de pele, mama e de próstata. Na goiaba ainda existe o licopeno e vitamina C.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, altas doses de vitamina C ajudaram a reduzir o crescimento do câncer de próstata, pâncreas e fígado.

Também há indícios de que associar a vitamina C à quimioterapia torna o tratamento mais efetivo. Existem, porém, exceções: um tipo particular de vitamina C, o ácido dehidroascórbico, diminuiu a efetividade da quimioterapia.

Espinafre

E não é só porque o Popeye come que você deve comer. O fato é que o espinafre é rico em diversas substâncias associadas ao combate e prevenção do câncer, como os carotenoides, o ácido fólico e a vitamina E.

O ácido fólico é importante para a reprodução das hemácias, as células vermelhas do sangue, além de ajudar na manutenção de células novas e prevenir alterações no DNA, que podem levar ao câncer.

O espinafre também colabora nos tratamentos de doenças cardíacas, hipertensão, úlceras e alergias.

E lembre-se nada de excessos.

Salmão

Rico em Ômega – 3 e também por possuir antioxidantes, o salmão e outros peixes oleosos de águas profundas são boas fontes da chamada gordura boa. Isso ajuda na redução de ataque cardíaco.

Os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce das células, o que auxilia a reprodução celular saudável e evita o câncer.

Em um estudo publicado no periódico Cancer Prevention Research, altas doses de Ômega-3 ajudaram a reduzir a densidade mamográfica em mulheres acima do peso. A alta densidade do tecido dos seios é um fator de risco para o câncer de mama.

E atenção – As pesquisas recentes sugerem cautela na ingestão de suplementos de óleos de peixe e outras fontes de Ômega-3. Publicado no Journal of the National Cancer Institute, um experimento mostrou a relação entre altas doses de Ômega-3 e o surgimento e agravamento do câncer de próstata.

De acordo com os pesquisadores, homens que utilizavam uma dose de suplementação de Ômega-3 (equivalente a três ou quatro refeições de salmão por semana) tinham 71% mais chance de desenvolver o tipo mais grave de câncer de próstata do que pessoas que não usam o suplemento.

Fonte: Super Interessante

 Até a próxima!!

Kaspersky Password Manager

Crie uma senha forte para sua conta

Author

Write A Comment