Aprenda a fazer um diário alimentar simples

Leia também:

A história de Fernanda Creazzo

InDot Tattoo: Experiência que vai além da tatuagem

O registro colabora para você ter em mãos as informações como nível de fome antes da refeição e a sensação no momento em que comia

A correria do dia a dia nos faz, em muito dos casos comer de forma desregrada e mal. Agora é preciso acreditar que mesmo assim é possível ter uma alimentação mais saudável e controlada.

Hoje te desafio a criar uma planilha para chegar no objetivo de corpo e alma que você prometeu a si mesmo para 2019.

A planilha deve conter as seguintes informações: Dias da semana; café-da-manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, quantidade de copos de água, lanches extras e sim, o seu humor no dia que passou com as escolhas de alimentação feita.

Essa metodologia colabora principalmente para aqueles que sofrem com algum tipo de indigestão problemas médicos, como por exemplo, o refluxo.

Você concorda que se você anotar tudo que comeu no dia, ficará mais fácil identificar o que fez bem ou mal no término da jornada?

Poder controlar o que se consome também é uma sacada interessante para evitar abusos e balança psicológica. Por exemplo, anotar o que comeu em tal horário e por qual motivo (fome, impulso ou compensação emocional).

No site do Pinterest, existem muitos modelos prontos que você pode imprimir, caso não queira ou saiba montar a própria planilha. Você poderá levar com você para onde for.

Agora se você quiser fazer um específico, eu te ajudo com essas dicas:

A planilha deve ser feita no Excel, no Word ou em um papel mesmo. O importante é que contenha colunas com a data,  horáriorefeição. Se for tranquilo, vale também informar a quantidade  que foi consumido, por exemplo:  1 copo de suco, 300 gramas de comida, 3 biscoitos, etc.

Anote o tipo de comida / bebida. Seja o mais específico possível. Não se esqueça de escrever extras, como coberturas, molhos ou condimentos. Por exemplo, manteiga, ketchup ou açúcar.

Anote o local que fez a refeição, se estava sozinho, amigos ou familiares. É interessante também informar o que faz enquanto come, por exemplo, assistir TV.

Humor: Você também deve incluir como se sente quando come. Você está feliz, triste ou entediado? Prestar atenção no seu humor pode ser fundamental, pois sua saúde emocional pode afetar seus hábitos alimentares. Identificar isso irá lhe ajudar a alterar esse padrão  e evitar possíveis gatilhos de compulsão.

Analise os dados

Após algumas semanas de anotações, é hora de checar os dados. Avalie os tipos de comportamento que teve nas refeições. Alguns serão óbvios, como comer todas as noites chocolate, outros serão novidade. Ao verificar o que foi anotado, se pergunte:

1- Existe alguma relação entre meu humor e a minha relação com a comida?  padrões relacionados a como os alimentos afetam seu humor?

2.Quais refeições parecem deixá-lo com fome e quais são mais satisfatórias?

3. Em que situações você tende a comer demais?

Consulte um nutricionista

Se entender que não está com uma rotina saudável, vale consultar um profissional de nutrição.

É importante ressaltar que existem opções de aplicativos no celular que ajudam nesse controle, com relatórios diários. É o caso do Diário Alimentar (Android), do iEatWell: Diario Alimentar (Android e iOS) e do Dining Note (Android e iOS)

Espero que tenha curtido essa dica e que possa viver cada vez mais saudável.

Até a próxima!!

Kaspersky Password Manager

 

Crie uma senha forte para sua conta

Kaspersky Password Manager

 

Crie uma senha forte para sua conta

Kaspersky Password Manager

Crie uma senha forte para sua conta

Author

Write A Comment