O tempo passa e você saber como se preparar para as mudanças do seu organismo é importante
Leia também:
A importância de pedalar em família

É natural qualquer mudança na nossa vida – Seja quando criança, na adolescência ou na fase adulta, sobretudo, no período do envelhecimento. Menopausa e Andropausa um dia pode chegar na sua vida.

As mulheres quando chegam na fase dos 45 anos se assustam com a chamada menopausa. E acredite, o home também sofre do problema. A diferença está no nome, nesse caso, é a chamada Andropausa.
Tanto um como a outra tem suas semelhanças e suas diferenças. Confira:

O organismo da mulher e do homem entram nessa fase durante o processo de envelhecimento e o corpo de ambos já está preparado para esse momento.

Período que a mudança aparece
A mulher conhece essa mudança entre os seus 45 e 55 anos e normalmente permanece com o problema em torno de um ano. Os homens, por sua vez, conhecem a Andropausa depois dos 50 anos e nem sempre sentem a mudança.

Alterações hormonais
Homens e mulheres chegam à mudança por questões hormonais. A mulher tem o seu ovário diminuindo a produção de estrogênio e progesterona até o final de seu período fértil. É quando termina o período de ovulação e consequentemente da menstruação.

Nos homens ocorre a dimunição drástica da testosterona, que são produzidos pelos testículos.

Cuidados com doenças
Mesmo que seja um período aguardado e com prazo de validade, a falta de produção hormonal pode ocasionar problemas na saúde de ambos os sexos. Problemas como Osteoporose e doenças cardiovasculares podem ocorrer, por isso a importância de sempre estar fortalecido e praticando atividade física regularmente.

Homens seguem férteis
Se a menopausa é muita das vezes a certeza da ineficiência reprodutiva, a andropausa, por sua vez não significa infertilidade para o homem. Os homens, mesmo que em menor quantidade, continuam produzindo espermatozoides o que os mantém reprodutores.

Mulher tem menstruação regular e homem sente a perda de libido
Esse período é para as mulheres uma fase de irregularidade da menstruação, sensações de muito calor, irritabilidade, falta de desejo sexual, muita ansiedade e insônia. Já nos homens é a enorme perda de libido, ou seja, o desejo sexual. Os homens também podem ter a diminuição dos testículos e da massa muscular, densidade óssea, queda de cabelo, além do aumento de gordura muscular e irritabilidade e até dificuldade de ereção.

Evite remédios
Se já é sabido que o problema ocorre em um período de sua vida, tente saber lidar com o problema. O desafio é tentar não usar de remédios e sim, buscar soluções naturais.
Praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação mais saudável, muitas fibras e noites de sono, colaboram para vencer o desafio.

É importante nesse período ter o acompanhamento do médico – ginecologista e Urologista, no caso dos homens.

Bora se programar para encarar essa fase com categoria e menos sofrimento.

Até a próxima!

Author

Write A Comment