Outono é a estação do ano que exige muitos cuidados para manter a saúde em dia

Leia ainda:

Bicicleta é um excelente aliado para o rejuvenescimento

Previdência pode aumentar sua renda na aposentadoria

E lá se foi mais um verão. Os dias de calor e muito sol, teoricamente diminuirão no período da nova estação que chega –  o Outono. Essa época do ano que vai de 21 de março a 21 de junho pode ser muito bem aproveitada, desde que alguns cuidados com a saúde seja seguido.

Para ter uma estação sem muitos problemas, aqui vão algumas recomendações e dicas:

1 – Evite permanecer por muito tempo em lugares fechados. Isso serve mesmo para as pessoas que trabalham em escritórios ou em salas de aula. É recomendado se programar para estar também em algum momento do dia ao ar livre, uma vez que a respiração de ar puro ajuda no combate aos vírus que proliferam no outono. Lugar que não há circulação de ar é um grande aliado aos vírus que causam principalmente doenças respiratórias que são transmissíveis. As enfermidades campeãs são as rinites virais, bacterianas e alérgicas, bronquites, laringites, amigdalites, faringites, rinossinusites e as broncopneumonias. Atente-se para a campanha de vacinação contra a gripe e avalie a possibilidade de se imunizar.

2 –  Lave as mãos sempre que possível – É claro que parece exagero e sim, basta analisar e perceberá que essa parte do nosso corpo está a todo momento em contato com objetos e pessoas. Quando se lava as mãos, as chances de pegar uma doença respiratória diminui consideravelmente, assim como a proliferação dos vírus e doenças gastrointestinais. Crie esse hábito também em outras estações.

3 – Essa estação ajuda e muito no ressecamento da pele –  Assim mantê-la hidratada é fundamental para que fique menos áspera e com menos rachaduras e irritações. Então cuide-se. Use hidratantes corporais e se possível, evite os banhos com altas temperaturas.

4 – Hidrate também o seu organismo – beber água deve ser uma rotina de todo cidadão que busca manter uma saúde estável. Só que nem sempre bebemos o suficiente. Engana-se quem pensa que água só deve ser consumida em grande quantidade na época de calor. Com o clima seco, a garganta pede esse líquido para evitar tosses e baixa de imunidade. Então, hidrate-se e beba de 1.5 a 2 litros por dia.

5 – Evite exagero na alimentação – Hoje em dia comer demais não é nada benéfico. No outono então, muito menos – Faça uma alimentação mais regrada e seu organismo agradecerá, assim como o seu corpo. Nutrientes certos ajudarão na prevenção de contaminações e doenças como a gripe, bem presente no período de outono-inverno.  É importante ressaltar que essa dica é ainda mais importante para os idosos que teoricamente tem o sistema imunológico mais enfraquecido.

6 –  Atividades físicas – É sempre bom não deixar a preguiça te vencer nessa época do ano. Fazer atividade física sempre será uma dica para estar em dia com sua saúde. A única ressalva é o horário dessa prática. Tente se programar para se exercitar até às 10h ou no começo da noite, uma vez que nesse período a umidade do ar estará um pouco acima dos 30%.

Ótimo outono e até a próxima!!

Author

Write A Comment