Estudo britânico conclui que andar de bicicleta reduz os efeitos do envelhecimento.

Leia mais:

O estudo acompanhou um grupo de 125 ciclistas amadores, com idades entre 55 e 79 anos simultaneamente com um grupo de adultos saudáveis das mais variadas idades que não praticam de maneira habitual alguma atividade física.

O curioso desse estudo foi a conclusão de que as pessoas que andam de bicicleta mantiveram a massa muscular e a força, além de não ter mudanças nos resultados de colesterol e mantiveram o nível de gordura no sangue preservados. No sexo masculino, os índices de testosterona continuou elevado.

Até aí você pode estar pensando que é normal, pois ter uma prática esportiva regularmente, a saúde sempre melhora. Sim, você está certo, só que andar de bicicleta surpreendeu os pesquisadores porque os efeitos se mostraram extensíveis ao sistema imunitário.

A explicação é a seguinte – A glândula timo, no qual tem como a principal função produzir células T,  conhecidas como os linfócitos T e considerada como uma das mais importantes do corpo humano, normalmente se atrofia por volta dos 20 anos. No caso dos ciclistas  “maduros” pesquisados , essa produção continuou a produzir tantas células T como uma pessoa mais nova.

Dados sobre o grupo de ciclistas:

  • Ciclistas do sexo masculino precisam ter a capacidade de pedalar uma distância de 100 km em menos de 6h 30m.
  • Ciclistas do sexo feminino precisavam pedalar 60 km em 5h 30m.

No caso do grupo de sedentários:

  • 75 indivíduos saudáveis com idades entre os 57 e os 80 anos.
  • 50 jovens adultos entre os 20 e os 36 anos.

Desta maneira é importante que não se tenha medo de praticar uma atividade física, independente da idade. Vale encontrar qual é a melhor que se adapte em suas condições atuais e ser feliz e viver cada vez mais. A longevidade está a favor de todos, basta entender que a idade chega para todos e que a idade mental é a que mais importa para o corpo aceitar o que é pedido.

Procure hoje mesmo um médico, um profissional de educação física e vença todos os seus limites.

Até a próxima!!

Author

Write A Comment